Porque devo contratar um uma maquete 3D para o meu projeto

A maquete 3D é um importante recurso para apresentação de empreendimentos e ajuda a acelerar a aprovação de projetos, a venda de imóveis e a orientar toda a equipe de projetistas.

Maquete 3d living integrado

A maquete 3D na prática

É uma tecnologia que avançou bastante nas últimas três décadas. Até os anos 1990, os projetos de construção civil dependia mais do arquiteto ilustrador que desenhava os futuros ambientes de um empreendimento ainda em construção.

Os desenhos eram manuais ou compilados nas primeiras versões do AutoCad ou Corel de forma muito fixa.

Com o passar do tempo e com a evolução dos softwares tornou-se possível criar concepções mais abrangentes permitindo visualizar o empreendimento em 360 graus e ainda poder transitar virtualmente nas futuras instalações, estruturas e ambientes da edificação.

Enquanto que a ilustração manual dependia da imaginação e da interpretação do desenhista arquiteto, a maquete eletrônica obedece de forma integral todos os cálculos e traçados do projeto e consegue antecipar como de fato a edificação será depois de construída.

Na prática, esse tipo de tecnologia acelera a apresentação e explicação do espaço tridimensional e quais tipos de soluções podem ser desenvolvidas pelos projetistas.

A utilização desse modelo de apresentação de empreendimento ajuda na compreensão da dimensão, volume e conceito de finalização que o projeto terá quando estiver construído e pronto para ser entregue.

Por ser tridimensional, além de permitir a visualização gráfica, também permite transitar pelos futuros espaços e ambientes que farão parte da futura casa, apartamento, edifício e demais outros tipos de aparelhos arquitetônicos.

Podemos considerar esse recurso tridimensional como uma valiosa ferramenta que permite atender a uma crescente demanda de apresentação de conceito de projeto desenvolvido por engenheiros, arquitetos e designers dedicados para o segmento da construção civil.

Seja no formato gráfico ou através de uma animação 3D, o potencial cliente ou investidor poderá observar os principais detalhes e perceber o potencial do empreendimento para morar, trabalhar ou frequentar no seu dia a dia.

O uso da maquete 3D

A maquete 3D é muito utilizada em diversos casos envolvendo o mercado imobiliário, a construção encomendada de uma edificação e no desenvolvimento de projetos com instituições públicas e privadas, como:

– Desenvolvimento de projetos relacionados a estruturas de bem público como pontes, vias, viadutos, estradas e concepções necessárias para a aprovação de uma obra pública;

– Aplicação para apresentação de projetos de edifícios ou condomínios de apartamentos ou casa, direcionado para atender o mercado imobiliário de unidades em processo de lançamento para vendas;

– Dimensionamento de aparelhos dedicados a eventos esportivos e culturais como estádios, teatros, centros acústicos e entre outros.

Benefícios de contratar uma maquete 3D para o meu projeto

Ao contratar uma maquete eletrônica ao seu projeto, você tem uma série de vantagens em relação aos métodos de apresentações tradicionais, entre elas podemos destacar:

Mais interação

Em relação aos investidores e clientes, o uso dessa ferramenta incentiva a interação com os futuros ambientes da edificação, permitindo perceber também detalhes como cores, texturas e dimensão de cada imóvel.

Essa visualização é essencial no processo de compra de imóveis e até mesmo para o processo de aprovação de projetos de casas, edifícios e demais tipos de aparelhos como estádios, pontes e vias.

Mais qualidade

As empresas que desenvolvem maquetes profissionais ajudam bastante na apresentação e confirmação do conceito desenvolvido por projetistas de diferentes segmentos.

Não são todos os engenheiros ou arquitetos que possuem tempo e recursos para desenvolver maquetes de forma profissional e mais comunicativa.

Designers especializados em criação de maquetes eletrônicas possuem grande conhecimento em conceitos e cálculos prévios de projetos, conseguem interpretar melhor detalhes específicos e destacar cada tópico em forma de imagem na criação de concepções realistas da edificação e de todo o projeto.

A melhor apresentação

Maquete 3d de sala de jogos

Ao investir na criação de maquetes profissionais, investidores e projetistas terão a garantia que todo o projeto será bem visualizado pelos seus parceiros de mercado, instituições e clientes finais da melhor maneira possível.

Devemos considerar que a apresentação do projeto determina o processo de comunicação e apresentação do projeto, e ajuda também os projetistas a rever detalhes do próprio projeto antes mesmo de sua apresentação pública.

Esse tipo de apresentação tridimensional pode ajudar a criar um positivo cartão de visita a favor do projeto e da empresa de engenharia.

Mais dedicação profissional

O desenvolvedor 3D se dedica a conhecer novas tecnologias, a conhecer novos programas (softwares) e equipamentos (hardwares) que possam melhorar ainda mais a produção das maquetes.

Também desenvolve a experiência ao criar vários trabalhos dedicados para esse segmento de projetos.

Dessa forma, o projetista e investidor que contrata um estúdio de desenvolvimento de maquete eletrônica 3D contará com um profissional especializado e dedicado.

O designer trabalha a partir das informações técnicas presentes no projeto de arquitetura e de engenharia para depois começar o processo de modelagem e renderização garantindo uma melhor apresentação e capricho nos seus projetos.

​Conclusão

Portanto, a maquete 3D é um recurso visual presente na apresentação de projetos visando antecipar a visualização gráfica e o movimento de estruturas e edificações. Vale muito a pena contratar esse tipo de serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat