Maquete eletrônica para lançamento imobiliário

A maquete eletrônica no formato 3D tem aplicação de traçado e camadas tridimensionais, ajuda a concretizar de forma visual e animada o conceito de um projeto de engenharia, arquitetura e decoração.

Geralmente, é muito utilizada para lançamentos imobiliários, apresentação de projetos de arquitetura e de demonstração de conceitos de projetos de decoração.

O profissional responsável pelo projeto ou designer utiliza software dedicado ao desenvolvimento de imagens e filmes digitais que permite adiantar como será determinado projeto em sua aparência externa e instalações internas, mesmo antes da obra de construção ser iniciada.

A utilização de softwares gráficos com aplicação de vetores permite a criação de todos os ambientes internos e externos inerentes aos projetos, permitindo aos investidores e potenciais clientes perceber a qualidade e o valor do futuro imóvel.

O grande marco desse recurso é permitir gerar valor a um projeto que ainda não está concluído e ajudar os interessados a perceberem a riqueza de detalhes como altura, presença de espaço, cores, volume, luz e áreas que existirão no projeto.

Atualmente, considerando os novos softwares e a internet nas nuvens, é cada vez mais possível visualizar os detalhes do projeto em diferentes ângulos, compartilhar determinados arquivos com investidores e acelerar o desenvolvimento do projeto.

O benefício inicial da maquete eletrônica

Normalmente, a maioria dos investidores, empreiteiros privados e responsáveis por obras públicas somente lembram de desenvolver maquetes tridimensionais e digitais perto do lançamento ou na apresentação do empreendimento.

Porém, incluir a realização de uma maquete fixa e animada deve estar prevista no projeto administrativo da construção para que a maquete não fique para cima da hora.

Mesmo com o uso de programas digitais para desenvolvimento de plantas e projetos de engenharia e arquitetura, muitas vezes algumas empresas ainda lidam com demonstração no papel ou dependem de arquivos limitados para descrever o projeto.

A criação de uma maquete 3D permite uma visão mais abrangente e até mesmo realista do projeto de maneira sofisticada agregando valor ao empreendimento.

Na área da comunicação a frase “uma imagem vale mais do que mil palavras” pode ser utilizada também no segmento de construção civil, pois ao utilizar a maquete os engenheiros e arquitetos não precisarão descrever de modo oral ou verbal a respeito do conceito e da qualidade do empreendimento.

A maquete reunirá e apresentará todos os aspectos visuais, a percepção de proporção de espaços, de acessibilidade e de segurança que o empreendimento alcançará logo que a construção estiver pronta e o produto concluído para ser entregue.

E quando falamos em empreendimentos, além de casas e edifícios, devemos incluir os projetos de construção, reforma e decoração de estádios esportivos, shoppings centers, projetos de arquitetura para ruas, avenidas e centros culturais e entre outros tipos de projetos.

O conceito

Algumas pessoas ainda não sabem o que é uma maquete eletrônica 3D, mas já assistiram em telejornais e em comerciais no YouTube várias construtoras veiculando filmes curtos com apresentação animada de edifícios e casas ainda em construção.

Antes de uma Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas, os meios de comunicação apresentam trechos dos projetos de estádios e instalações urbanas que farão parte dos ambientes da realização dos jogos e, quatro ou oito anos antes da realização do evento, desenhos tridimensionais em movimento apresentam como serão os estádios, as avenidas e os sistemas de transportes.

Conceitualmente, esse tipo de maquete é consequência de um desenvolvimento digital e tridimensional que ajuda a simular como será a construção e conclusão de uma edificação conforme o seu projeto de engenharia e de arquitetura.

Todo o projeto considera os espaços, dimensões e cálculos já determinados nas plantas, fachadas e cortes.

​Quando usar uma maquete eletrônica?

Esse tipo de maquete é um importante recurso para engenheiros, arquitetos, decoradores, empresários investidores, responsáveis pelo setor de obras governamentais e até mesmo para vendedores de produtos imobiliários.

A sua utilização gera grandes vantagens, é um valioso recurso para justificar o investimento, a qualidade do projeto e sua viabilidade no mercado e perante a sociedade.

Por que utilizar essa ferramenta?

Considerando a maquete eletrônica como uma importante ferramenta, ela deve ser utilizada para acelerar a apresentação do projeto para potenciais clientes, atrair novos investidores, atrair mais parceiros para a construção, ajudar na criação de campanhas publicitárias, viabilizar a aprovação do projeto e entre outros fatores ligados à comunicação do projeto para terceiros.

Foto ou maquete eletrônica?

A foto de uma edificação ou imóvel somente é possível depois que o empreendimento está pronto ou já existe (no caso de imóveis usados ou em reforma), mas no caso de uma edificação que ainda não saiu da planta, o uso da maquete animada em 3D é uma obrigação.​

Na venda de imóveis

Percebendo a necessidade do mercado imobiliário de venda de novas unidades em processo de construção, o vendedor precisa ter a habilidade para vender casas, apartamentos e salas comerciais que ainda não existem, pois estão em construção.

Neste caso, além de oferecer o conceito do imóvel, garantias de pagamento e preço acessível (incluindo financiamentos vantajosos), apresentar o futuro novo imóvel através de uma maquete eletrônica ajudará no processo de vendas e ajudará a convencer o cliente a adquirir a sua unidade.

Dessa forma, o uso da tecnologia tridimensional visual complementa os esforços de vendas, principalmente, na ausência de um apartamento pronto e decorado para servir de exemplo.​

Mais detalhes para o projetista

Seja para o engenheiro ou arquiteto, o uso desse tipo de maquete ajuda a definir cores, utilização de determinado conceito de acabamento, texturas e verificar o dimensionamento real do projeto.

Ter uma visão clara a respeito do resultado permite confirmar o conceito do projeto, a planta e todos os cálculos previstos.

Na outra ponta, a construtora poderá incentivar a aprovação do projeto, seja ele destinado para uma pessoa física, jurídica ou instituição.

Mais vantagens
Sala industrial

Ao utilizar esse tipo de maquete é possível:

– Gerar mais visibilidade para o projeto que ainda não saiu do papel;

– Eleva a compreensão do projeto por parte do público interessado;

– Permite criar e identificar os detalhes;

– Ajuda a criar profissionalismo;

– Pode ser impressa ou veiculada em formato de filme digital.

Conclusão

Portanto, a criação da maquete eletrônica é fundamental para a criação e efetivação de um empreendimento, permitindo prever como será a edificação depois de sua concretização como produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat