Logomarca da empresa

Maquete 3D Online: como planejar corretamente o meu projeto

Maquete 3D Online - como planejar corretamente o meu projeto

Vale a pena investir em maquete 3D online? Alguns empreendedores ainda sentem essa dúvida, porém é importante logo ressaltar que a maquete com modelagem tridimensional tem se tornado cada vez mais importante no mercado, sendo uma importante impulsionadora de vendas.

Estamos falando de um processo de visualização tridimensional de edificações e ambientes em processo de construção, reforma ou replanejamento.

Essa visualização digitalizada é muito importante para o procedimento de aprovação de detalhes da obra, para a aplicação de novos recursos de acabamento da reforma e para a comercialização do empreendimento, ajudando os vendedores a apresentar o futuro produto ou o resultado do serviço.

Nos últimos tempos, a criação por meio de soluções tecnológicas impulsiona a contratação de recursos de renderização e modelagem 3D para apresentação de modelos visuais.

Além de lidar com uma tecnologia de ponta, a utilização da visualização 3D de construções e reformas geram economia e profissionalismo para o projeto como um todo.

A maquete 3D online

Como falamos anteriormente, esse tipo de visualização está relacionada à percepção de modelagem tridimensional criada a partir de renderização e desenho técnico que traduz a planta baixa ou planta técnica de um projeto de engenharia, design ou arquitetura.

Ela é bastante útil para orientar os responsáveis pela obra, as equipes de desenvolvimento de projetos, parceiros, vendedores e o cliente final que deseja comprar um imóvel ou contratar serviços de reformas e revisão.

Seja para fins comerciais, divulgação e planejamento, ela é bastante útil no meio imobiliário e para outros segmentos de mercado.

Por que abandonar as maquetes físicas?

Os modelos físicos ou analógicos de maquetes costumam consumir mais tempo para a criação e desenvolvimento das peças, além de consumir materiais como papel cartão, folha de isopor, madeira, caixas de papelão, papel crepom, dentre outros materiais que podem elevar os custos.

A maquete física pode ser usada como diferencial em uma exposição ou feira de negócios, mas os clientes finais, certamente, terão maior interesse pelo formato digital.

O formato digital reduz custos de tempo e dinheiro, introduz a visão do projeto em mídias digitais dedicadas para visualização de imagens, modelagem 3D e até apresentação animada.

Mas como planejar o projeto?

Sabemos que todo tipo de projeto precisa seguir etapas e aplicação de habilidades profissionais. Um dos primeiros passos é o responsável pela construção ou reforma repassar todas as informações técnicas e básicas do projeto para o designer ou arquiteto que irá desenvolver a maquete digital.

Inicialmente, será solicitado um orçamento prévio gratuito para verificar o valor a ser investido. Posteriormente, ao ser aprovado, o responsável pela construção deverá confirmar os estilos iniciais referentes aos desenhos arquitetônicos e bases da construção de forma a ampliar as possibilidades de acerto no desenvolvimento da maquete.

A cada etapa, o contratante poderá receber trechos dos arquivos já finalizados para confirmação de estilos, modelos e dimensionamento da construção.

As etapas do projeto

A seguir apresentamos as principais etapas do desenvolvimento da maquete 3D online:

– Repasse dos dados do projeto, incluindo as informações principais e complementares da planta e dos cálculos iniciais;

– Solicitação e apresentação do orçamento;

– Inicialização da etapa de criação da modelagem da maquete incluindo apresentação volumétrica, seleção de ângulos, a textura a ser aplicada inicialmente com render primário;

– Seleção da texturização e iluminação a ser aplicada, considerando que ambas sejam correspondentes ao ambiente real e desejado;

– No último passo, devem ser inseridos elementos mais humanizados para tornar a imagem mais aceitável com a inserção de mobílias, automóveis, árvores, pessoas, portões e até plano de fundo.

Outras etapas do projeto

Devemos ressaltar que, quanto mais informações o responsável pelo projeto repassar para o designer ou desenhista digital, maiores serão as chances para alcançarem o melhor resultado final.

Dentre as principais etapas para o desenvolvimento do projeto de maquete 3D online, podemos ainda incluir:

– Análise de dados

Nesta fase o designer avalia as informações principais e complementares para, posteriormente, fechar o valor do orçamento.

– Aprovação do orçamento

Depois de aprovado o orçamento, a imagem volumétrica poderá ser entregue no prazo médio de três a quinze dias, lembrando que poderá se tratar de uma imagem prévia.

– Aprovação das texturas

Depois da aprovação da imagem volumétrica, o criativo se dedicará a aplicação de textura e iluminação, cujo resultado poderá ser entregue no prazo de 3 a 5 dias conforme o prazo de aprovação do cliente.

Nesta etapa são feitas as análises de textura, iluminação e conformidade das duas com os ângulos do volume do projeto.

Benefícios

A criação e veiculação de maquete 3D online oferece muitos benefícios para empresas e empreendedores do setor. A criação desse tipo de visualização está diretamente ligada aos mercados de arquitetura, engenharia, construção e reformas em geral.

Esse tipo de representação digital e tridimensional poderá ajudar não somente a apresentar a visão do produto final para o cliente e investidores, mas é bastante útil para todo o ciclo de construção e finalização de um edifício e ambiente.

Sabemos que na etapa inicial do projeto, a renderização e visualização poderá ser criada para comunicar melhor os detalhes do projeto para novos parceiros e novos clientes.

Enxergando o futuro

A criação e veiculação dessa representação tridimensional ajuda a conhecermos como ficará o edifício, a casa ou qualquer ambiente depois da conclusão das obras de construção e reforma.

Trata-se de uma importante ferramenta para atualizar detalhes da obra e avaliar opções de textura e de design. Permite verificar o nível de acessibilidade, coordenação e processo de manutenção da construção.

Ganhos para a construção

Maquete 3D Online - ganhos para a construcao

Para a construção civil, a maquete 3D online permite facilitar a percepção visual e interpretar todos os detalhes do projeto, podendo ainda simular soluções e adaptações necessárias.

Conclusão

Portanto, é bastante fácil compreender todas as etapas de desenvolvimento de visualizações tridimensionais de projetos de construção e reformas. É fundamental considerar as principais vantagens de contratar o desenvolvimento de uma maquete 3D online, independente do porte da empresa e da construtora.

Questões como dados, prazos e custos para o seu desenvolvimento podem ser negociados e aplicados conforme a necessidade de cada produto e contratante.

Portanto, não perca mais tempo, Solicite já um orçamento!

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Logomarca da empresa

Obrigado por seu contato!

Agradecemos por escolher a MQ3D para ser parte do seu projeto. Recebemos suas informações com sucesso e estamos ansiosos para colaborar com você.

Nosso time entrará em contato em breve para dar continuidade ao processo e entender mais sobre suas necessidades. Enquanto isso, fique à vontade para explorar nosso site e conhecer mais sobre nossos serviços.

Se você tiver alguma dúvida ou precisar de assistência, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos aqui para ajudar!

Atenciosamente,

Equipe MQ3D