Vantagens de se fazer uma Maquete Eletrônica

A maquete eletrônica é criada a partir de um ambiente gráfico e computacional, exige a utilização de software de modelagem 3D para a modelagem tridimensional de cada tipo projeto em diferentes detalhes.

Maquete Eletrônica

Esse tipo de tecnologia pode ser empregada para definição de loteamento de terreno, projetos de arquitetura, construção civil, projetos de cenografia, estrutura para eventos e estandes de feiras.

Ela ajuda a simular a realidade de projetos que ainda estão na fase de desenvolvimento, montagem ou construção. Pode ser utilizada também para projetos de reforma, decoração e revisão.

Pode simular edificações e instalações de maneira realista, seja para ambientes internos ou externos com um preço mais acessível em comparação com a criação de maquetes físicas tradicionais.

Vantagens de se fazer uma maquete eletrônica

Inicialmente, a grande vantagem da maquete eletrônica é o realismo da apresentação, pois o fator gráfico e animação tridimensional permite visualizar cada detalhe do projeto antes mesmo dele ser iniciado ou quando está em processo de construção.

Permite assim antecipar saber como ele ficará no futuro antes de ficar pronto com toda a obra realizada e finalizada.

Dessa forma, o cliente final e os investidores interessados podem conhecer o produto por completo e fazer uma avaliação completa.

A utilização desse tipo de maquete visa observar os principais detalhes e dimensões de ambientes externos e internos do projeto. Ajuda a dar uma noção de espaço e de qualidade referente à finalização e condições do empreendimento.

A seguir apresentamos as principais vantagens de utilizar esse tipo de maquete para o processo de dimensionamento visual de um empreendimento:

Ganho de qualidade no trabalho

Ao proporcionar visualizar as informações que antes eram apenas teóricas ou técnicas, o uso da maquete eleva a humanização e percepção dos ambientes que existirão na nova edificação.

Permite ao cliente e ao investidor compreender detalhes que, verbalmente, a equipe técnica não conseguiria comunicar de forma rápida e eficiente para o público leigo.

Otimização de tempo

Quando um projeto é muito complexo, ele costuma consumir tempo e, em certos casos, pode ainda estender algumas decisões em casos de ajustes e correções.

O uso desse tipo de maquete ajuda a antecipar ajustes e correções estruturais gerando ganho de tempo para o desenvolvimento de soluções e adequações necessárias.

Como resultado, o projeto torna-se menos cansativo para as equipes responsáveis e ajuda a otimizar o tempo investido.

Manutenção do orçamento

Para um empreendimento começar e ser finalizado, ele precisa ser orçado e ter todo o capital otimizado evitando desperdícios e estouros dos valores calculados inicialmente para viabilização da construção ou reforma.

A utilização de maquete eletrônica mantém a equipe responsável ciente das reais necessidades de material, trabalho e demais recursos como forma de não elevar os custos da obra. ​

Sabemos que o uso desse tipo de maquete permite mais compreensão sobre todos os recursos que estão sendo aplicados, ajudando a manter os investimentos e reduzir a quantidade de alteração no projeto.

Garante a satisfação do cliente

Ao apresentar o produto como ele ficará depois de pronto, o cliente se sente mais seguro com o dinheiro que começou a investir com a obra ou com o imóvel que ainda está em processo de construção.

Quanto mais realista é a maquete, maior é o entendimento por parte do cliente para compreender a qualidade, volume e dimensionamento do empreendimento.

Combinando iniciativas

Dentre as principais iniciativas, a maquete 3D pode ser adicionada a outros recursos como a maquete animada em 3D e as plantas humanizadas.

Lembrando que as plantas humanizadas são plantas baixas que apresentam cômodos e estruturas de forma simplificada e convidativa para o público leigo.

Geralmente, as plantas humanizadas utilizam cores, luzes, volumes, texturas, desenhos de mobílias e demais detalhes para mostrar o nível de resultado do empreendimento.

Atuação técnica da Maquete Eletrônica

A maquete eletrônica também atua a reduzir erros técnicos e a melhorar a disposição do projeto como um todo em seu processo de realização.

A utilização desse tipo de maquete ajuda a minimizar erros, proporciona a possibilidade de testar instalações, ajuda a orientar alterações de modo rápido e fácil.

Em outro patamar ajuda também na observação de detalhes como textura e iluminação.

Para o setor de vendas e marketing pode ser largamente usada para atrair mais clientes interessados para aquisição dos produtos e serviços do empreendimento.

Vantagem competitiva de se usar uma Maquete Eletrônica

Maquete Eletrônica

Imagine um projeto ou obra que depende de aprovação de instituições públicas ou privadas, além de atrair o cliente varejista, muitas empresas como construtoras e de arquitetura também participam de editais para a contratação de novos projetos.

A utilização desse tipo de maquete também gera vantagem competitiva no mercado e passa segurança para os potenciais investidores ou contratantes de um projeto.

Conclusão

Através de maquete eletrônica realista é possível ampliar o entendimento de diferentes projetos e empreendimentos em processo de venda ou de construção. É uma tecnologia é uma linguagem de apresentação bastante útil para engenheiros e arquitetos apresentarem seus projetos de modo fácil e bem orientado para o público consumidor e leigo sobre as especificações técnicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat