No processo de criação de projetos, as plantas humanizadas ajudam a acelerar o processo de compreensão de diferentes tipos de projetos de engenharia e de arquitetura, principalmente, no processo de aprovação de uma obra de construção, reforma ou decisão de compra de um imóvel.
Esse tipo de planta surge a partir de um conceito de humanização de traçados de um projeto de forma que permite a ampla compreensão do próprio projeto de forma didática para o público comum e leigo que não conhece a linguagem da engenharia ou da arquitetura.
Dessa forma, a planta é orientada para clientes que precisam compreender o projeto da edificação ou do imóvel e necessitam ter mais visão aproximada a respeito do futuro ambiente quando a obra ficar pronta.
Geralmente, quando o cliente aprova a compra de um empreendimento ele também sente interesse em saber como ficará, se será possível aplicar determinado tipo de decoração e como poderá transitar pelos espaços.
Plantas humanizadas versus plantas técnicas
As plantas técnicas visam apresentar os cálculos e as condicionantes da obra, requerendo conhecimento em projetação, planta baixa formal e projeto que exige conhecimento prévio em engenharia e arquitetura para determinação de cálculos e etapas da construção.
Por outro lado, a humanização da planta permite resumir a qualidade, valor e nível de uso da edificação ou imóvel de forma inteligível e mais comunicativa para qualquer tipo de público.
Ao usar um projeto com linguagem mais humanizado, o cliente potencial começará a perceber melhor a qualidade do imóvel, a localização de cada cômodo, a percepção das dimensões e o custo-benefício geral do investimento.
Permite ao investidor e cliente final visualizar com certo realismo como será o ambiente do futuro imóvel depois que ele ficar pronto.
Atualmente, existem vários recursos gráficos e computacionais que ajudam a criar melhores efeitos de apresentação, desde a impressão detalhada de uma planta até a criação de uma maquete eletrônica realista.
Mas, o que são plantas humanizadas?
É um tipo de planta que resume o projeto que está em processo de oferta e de construção, sendo apresentada através de desenhos atrativos e coloridos, com efeito de luz e textura.
Ajuda a criar uma concepção mais forte e realista. Geralmente, a humanização usa o formato de uma planta baixa resumindo a estrutura de um apartamento ou casa.
Muitas vezes apresenta uma visão de cima através da qual o cliente ou observador pode verificar o tamanho ou proporção da casa, garagem, acessos, áreas externas, jardim e entre outros detalhes.
Esse tipo de planta ainda é muito comum em anúncios de jornais e na apresentação gráfica do futuro imóvel nos sites de construtoras.
Mesmo com o uso de maquetes 3D e eletrônicas, ainda se utiliza muito a planta humanizada para resumir de forma gráfica as condições dimensões do futuro imóvel.
Na prática
Na prática, a humanização lida com o desenho direto do imóvel, com cores, visto de cimas e subdividindo os espaços em cômodos, áreas de acesso, áreas internas e externas.
Na maioria dos casos, a planta apresenta aparência amigável e convidativa permitindo ao cliente compreender o projeto de forma prática sem depender da linguagem técnica.
Dessa forma, o projetista pode apresentar o layout do imóvel de forma mais clara e direta.
Plantas humanizadas boas para o cliente
No caso de venda de imóvel em construção, esse tipo de planta é um importante recurso para elevar a percepção do futuro imóvel com mais objetividade e prevendo melhor o resultado da construção.
Elementos
Geralmente, as plantas humanizadas são compostas por elementos visuais familiares e convidativos que representam a construção, a arquitetura e a decoração prévia do imóvel, contendo cores, vegetação, mobília, luz, textura, elementos da paisagem, e até mesmo figura humana.
Esse tipo de planta pode ser feito manualmente, mas atualmente o uso de softwares tem crescido exponencialmente.
A seguir apresentamos os principais programas para criação desse tipo de planta:
O Corel Draw
O Corel é um programa para edição e criação gráfica, mas por possuir recursos em vetores permite a criação de plantas baixas de diferentes modelos.
O Photoshop
O Photoshop é um grande conhecido software para criação e edição de imagens, não utiliza vetores e não utiliza cálculos. Indicado somente para a criação gráfica e visual.
Outros programas
• Blender;
• Sketchup;
• 3DS Max;
• Lumion;
• Archicad;
• AutoCAD.
Lembramos que, o designer que está habituado a utilizar programas de modelagem em 3D poderá gerar uma planta baixa humanizada salvando trechos da visão geral de seu trabalho considerando a visão superior do projeto.
Conclusão
Neste artigo apresentamos o conceito e a importância da planta de conceito humanizado e apresentamos os principais softwares utilizados para o desenvolvimento desse tipo de apresentação. Porém, a escolha de cada tipo de software também dependerá da habilidade e necessidade de cada designer.