O que saber antes de contratar uma maquete eletrônica e qual é o seu preço médio no mercado de desenvolvimento? Inicialmente, esse tipo de maquete permite uma simulação em 2D ou 3D de modo volumétrico referente a um projeto de arquitetura, engenharia, urbanístico ou referente a um projeto de desenho industrial.
Essa simulação usa a modelagem tridimensional criada em softwares de modelagem 3D para antecipar a visualização de edificações, instalações, estruturas e concepções de ambientes antes mesmo da obra estar pronta.
Ao simular estruturas e ambientes de forma tridimensional, esse tipo de maquete torna-se muito importante para o processo de concepção e comercialização de empreendimentos imobiliários.
No mercado atual, esse tipo de ferramenta propícia à visualização de empreendimentos tem conquistado cada vez mais clientes no mercado imobiliário e, principalmente, os investidores e profissionais responsáveis pelo setor.
Profissionais e empreendedores dos setores de construção civil, reformas, engenharia, arquitetura, cenografia e até de design de interiores utilizam cada vez mais essa ferramenta para apresentar os seus projetos.
O preço do projeto
Quando falamos em precificação, devemos considerar a complexidade do projeto, o cronograma da obra, os níveis de detalhes, o tempo de desenvolvimento da maquete considerando as horas trabalhadas do designer e entre outros fatores que podem impactar no valor final do serviço.
A qualidade das maquetes é algo também a ser considerado pelo engenheiro e arquiteto responsável pelo empreendimento. Mesmo quando a construção é complexa e o valor da maquete torna-se um pouco elevado, vale a pena investir na modelagem do empreendimento.
Sabemos que a tecnologia tridimensional chegou para ficar e desde meados dos anos 1990 tem alcançado cada vez mais presença no mercado.
O que é maquete eletrônica?
Como falamos anteriormente, as maquetes resumem, apresentam e detalham por meio de modelagem tridimensional o resultado futuro do empreendimento e de sua construção.
Permite aos responsáveis e aos clientes ter uma visão holística em perspectiva sobre os diferentes pontos de vista a respeito de uma edificação, facilitando a visualização das edificações e processos de reformas quando concluídos.
Trata-se de uma importante evolução em comparação com as ilustrações estáticas concebidas até os anos 1990. Com a invenção do computador gráfico e do desenvolvimento de softwares de modelagem, a criação e desenvolvimento de maquetes tornou-se cada vez mais acessível e mais barato.
Os custos
Ao modelar e renderizar um projeto em 3D, os custos dependerão de fatores inerentes ao projeto como o tamanho do projeto, o porte da empresa que necessita da maquete, do nível de qualidade, do tipo de software de modelagem e entre outros fatores técnicos.
Por outro lado, fatores inerentes à hora trabalhada e habilidade do profissional de modelagem gráfica também são levados em conta.
O preço final das maquetes pode variar de projeto a projeto, dependendo também de uma análise mais detalhada do mesmo no processo de orçamento.
Isso explica por que os principais estúdios de criação desse setor não divulgam preços ou valores de pacotes antes da solicitação do orçamento. Mas, sabemos que, quanto mais realista é um projeto visual, mais caro ele poderá ser.
Contratação online
Além de poder contratar esse tipo de serviço presencialmente ou através do telefone, o empreendedor pode fazer a contratação através da internet. Em determinados casos é possível selecionar os tipos de serviços necessários para cada tipo de projeto de modelagem.
Principais utilidades
A utilização da modelagem 3D para apresentar diferentes tipos de projetos de arquitetura, engenharia e design possui diferentes aplicações, podendo ser bastante útil para o loteamento de terrenos, projetos de reformas, para projetos mais complexos na construção civil, dedicado para cenografia, estruturas de eventos e estandes.
Em diferentes níveis, a modelagem visual em 3D de cada projeto pode simular de forma realista cada tipo de ambientes e, em muitos casos, podem ter um valor mais acessível quando comparado com a maquete física.
Até os anos 1990, além das ilustrações manuais e estáticas, as maquetes era físicas igual à casinha de boneca e exigiam muito investimentos além de serem demoradas, sendo consideradas como obra de arte.
Com o advento da computação gráfica, a criação tridimensional de objetos e projetos se tornou em uma realidade cada vez mais acessível e mais barata. Além da queda nos preços, as maquetes digitais em 3D ou 2D se tornaram mais vantajosas por permitirem alterações e orientações conforme ocorre alguma alteração nas conformidades do projeto real em andamento.
O que pesquisar antes de contratar?
Antes de contratar esse tipo de serviço, o empreendedor precisa conhecer o portfólio do estúdio de criação de modelagem e renderização em 3D. Além do portfólio, deve solicitar o orçamento (maquete eletrônica preço) apresentando todos os detalhes técnicos da obra ou da reforma.
As principais vantagens
A utilização desse tipo de visualização 3D ajuda a otimizar o trabalho de desenvolvimento e construção. O investidor e seus clientes poderão visualizar o projeto em todos os detalhes antes mesmo de sua conclusão, considerando as informações técnicas e detalhes.
Outra vantagem é manter-se no orçamento da obra. Ao ter a visualização tridimensional, além de apresentá-la para os clientes finais, os responsáveis pela construção podem manter o orçamento da construção ou reforma evitando o desperdício de material de capital.
Conclusão
Portanto, ao saber o que é maquete eletrônica, devemos considerar os seus benefícios, preço, custo e aplicação necessária para o seu desenvolvimento e utilização no dia a dia.
Trata-se de uma ferramenta e projetação inovadora que acelera o raciocínio do desenvolvedor e do engenheiro responsável. É um grande benefício para imobiliárias, construtoras e fornecedores do setor de construção.
O orçamento de cada tipo de maquete poderá variar conforme a complexidade e o tempo a ser dedicado para cada projeto. Quanto mais a modelagem é realista, mais cara poderá ser o valor pela maquete tridimensional.
Mas, vale a pena o investimento e a realização desse tipo de visualização em 3D tanto para o processo de concepção do projeto quanto para o seu processo de vendas.
Atualmente, a visão tridimensional de projetos e produtos veio para ficar fazendo parte do dia a dia das empresas e do mercado.