As maquetes eletrônicas são um importante recurso que a cada dia está conquistando a confiança de design de interiores, de arquitetos, cenógrafos, engenheiros e responsáveis por diferentes tipos de projetos que envolvem estruturas, edificações e reformas.
É um recurso que oferece muitas vantagens como a observação realista de um produto que ainda está em fase de construção, reforma ou decoração.
Estamos falando de uma tecnologia tridimensional que tem revolucionado o mercado de visualização e análise de projetos que, até os anos 1990, contava apenas com desenhos ilustrativos feitos na prancheta.
Para que servem as maquetes eletrônicas?
Essa tecnologia e linguagem de apresentação de projetos ajuda a criar uma perspectiva das edificações e estruturas a partir de diferentes ângulos, o que facilita na visualização e compreensão por parte dos desenvolvedores do projeto, investidores e clientes potenciais.
Inicialmente, podemos afirmar que essa tecnologia pode ser aplicada para o loteamento de terreno, arquitetura, decoração, construção civil, cenografia, estrutura dedicada para eventos, estandes e obras públicas.
Como fazer apresentações mais realistas?
Seja para arquitetos que contratam um estúdio ou para os profissionais dedicados para o designer de maquetes eletrônicas e animações 3D dos projetos, o grande desafio é mostrar todos os desafios de forma realista como se o projeto já estivesse finalizado.
O grande objetivo é apresentar o ambiente como ele ficará no futuro, de forma a encantar o cliente sem causar desvios de interpretação ou de qualidade do produto.
Para criar maquetes realistas é necessário contratar profissionais e estúdios que utilizam softwares dedicados para criação e elaboração de simulações gráficas digitais feitas através de modelagem tridimensional com o intuito de atingir o resultado mais realista possível.
Esse recurso realista permite apresentar edifícios, casas, condomínios, ruas, vias e qualquer projeto de engenharia ou de arquitetura.
Além de também servir para apresentação de projetos de interiores e de decoração. Em outra ponta pode ajudar a definir projetos urbanísticos como praças, pontes, vias de acessos e construções públicas.
Ferramentas para criação de Maquetes Eletrônicas
Programas como Autocad, Corel e entre outros que permite o uso de vetores e aplicação gráfica ajudam a criar e recriar edificações e ambientes com tonalidade e texturas realistas.
É possível combinar recursos fotográficos e gráficos aos recursos de modelagem.
Simulando a realidade com Maquetes Eletrônicas
A utilização das maquetes eletrônicas ajudam a simular a realidade de diferentes tipos de ambientes. Elimina a necessidade de criar e montar maquetes físicas antes dependentes de uma mesa e de materiais físicos como gesso e compensado.
Dentre as vantagens iniciais, o próprio realismo ajuda a dimensionar o resultado futuro de uma obra ou construção, além de definir os melhores detalhes a serem alterados ou confirmados.
Também incentiva o cliente final a se sentir mais atraído e confiante para aprovar determinado tipo de empreendimento.
Benefícios das maquetes eletrônicas mais realistas
A seguir apresentamos mais vantagens e benefícios de utilizar um projeto cada vez mais realista:
1 – Visualização fiel
Através desse tipo de maquete todos os envolvidos podem visualizar todos os detalhes de ambientes internos e externos como se o projeto já estivesse pronto, permitindo expressar noção da dimensão dos espaços e dos detalhes.
2 – Otimização do trabalho
Com o uso de maquetes é possível confirmar informações presentes no projeto teórico, permitindo ir além dos termos técnicos e verbais, ajudando a visualizar o projeto na real.
3 – Ganho de tempo
Geralmente, os projetos desenvolvidos nas áreas de arquitetura, design, engenharia civil, cenografia e stands são complexos e tomam muito tempo dos projetistas.
Em muitos casos, é necessário fazer ajustes e rever orçamentos, porém com o uso das maquetes eletrônicas e realistas é possível antever ajustes e ganhar tempo.
4 – Respeito ao orçamento
Dentre as principais vantagens, outro ponto está ligado ao bolso. Ao utilizar maquetes realistas é possível respeitar o orçamento e evitar estourar os gastos com a obra, reforma ou decoração.
Manter o projeto dentro da realidade financeira da sua própria realização e do mercado é fundamental para a sua aprovação e realização.
5 – Ganho de confiança
O uso do projeto realista aumenta o nível de confiança entre todos os envolvidos: projetistas, criativos, investidores e clientes.
Detalhes importantes
No processo de criação de um projeto realista, saber combinar modelagem, vetores e fotografias ajuda na realização do projeto.
Além do uso correto de softwares para o desenvolvimento, torna-se necessário a pesquisa iconográfica de imagens de itens que farão parte do revestimento de ambientes, dos objetos e da decoração como um todo.
Conclusão
A utilização de maquetes eletrônicas ou maquete 3D gera um importante diferencial, sendo importante saber escolher o melhor programa, a linguagem e selecionar os elementos gráficos que comporão todo o cenário a ser apresentado.
Como resultado, é possível oferecer uma visualização próxima da realidade com volume, profundidade, iluminação, textura, sombras e dimensionamento.
Todo o projeto dependerá das descrições técnicas da planta e das orientações teóricas a serem interpretadas pelo design responsável pela criação da maquete.