É possível fazer uma maquete virtual que atenda o meu mercado de atuação? Claro que sim! Atualmente, utilizar maquetes digitais é super indicado para apresentar projetos de construção, reforma e desenvolvimento arquitetônico.
Através desse recurso, o responsável pelo projeto poderá traduzir a visão gerada e todos os detalhes do empreendimento para parceiros de negócio e para clientes potenciais.
Torna mais palpável a compreensão sobre os principais detalhes da construção como tamanho, dimensão, textura, iluminação e outros detalhes referentes aos ambientes internos e externos do projeto.
Em todos os casos, seja para objetivos comerciais ou para ampliar a compreensão do empreendimento, a utilização desse recurso ajuda ampliar a exposição da ideia do projeto e sua compreensão.
Ajuda muito a equipe de vendas a atrair mais clientes e a convencê-los sobre cada tipo de solução atrelada a uma casa, apartamento, sala comercial, condomínio e outras estruturas.
Vamos fazer uma maquete virtual
A realização desse tipo de maquete pode envolver o uso e apresentação de imagens em 2D e em 3D. Inicialmente, as imagens em 2D seriam semelhantes a uma fotografia de um ambiente interno ou externo, porém de uma edificação cuja construção ainda não foi concluída ou está em fase de construção.
As imagens em 3D dependerão do processo de modelagem e renderização digital para a construção visual de modelos tridimensionais em computadores e programas gráficos competentes.
O recurso tridimensional ou 3D permite transformar simples desenhos estáticos em apresentações que se aproximam da realidade. Ao criar imagens próximas da realidade, o cliente poderá entender melhor a ideia das edificações, dos ambientes internos e externos e, sobretudo, a qualidade de cada tipo de projeto apresentado.
Por que utilizar esse recurso?
Atualmente, a tecnologia visual tem sido uma importante aliada para o processo de criação e apresentação de projetos de casas, edifícios e demais tipos de empreendimentos.
Geralmente, todos os tipos de plantas baixas são desenvolvidas através de programas do segmento CAD que alia traço, dimensão e outros atributos por meio de escalas.
Porém, nos últimos tempos, o uso de recursos tridimensionalmente e de renderização ampliou as possibilidades de apresentação de projetos de modo mais realista. Utilizar esse tipo de recurso ajuda a apresentar como ficará o projeto depois de finalizar a obra de reforma ou de construção.
A melhor apresentação
Ao decidir fazer uma maquete virtual, o responsável pelo projeto terá acesso a um nível mais avançado de conteúdo dedicado a explicar o seu empreendimento da melhor forma possível.
Une a comunicação, o realismo e a descrição de detalhes que uma planta baixa não conseguiria traduzir de imediato. Com o uso de técnicas certas, até os croquis ou conceitos iniciais de uma construção podem ser apresentados no formato 3D.
Como fazer?
Existem diversas técnicas e softwares que permitem o desenvolvimento e criação de maquetes e plantas tridimensionais.
Geralmente, as apresentações em 2D ou 3D são desenvolvidas em programas CAD, Corel Draw e SketchUp, dependendo do formato e estilo solicitado ao designer e desenvolvedor das apresentações.
O SketchUp, por exemplo, é um programa que consegue importar uma planta baixa direto do AutoCAD podendo traduzir os dados iniciais em base para uma apresentação em 2D ou 3D.
Dessa forma é possível usar a planta baixa técnica para gerar um visão espacial do ambiente, sempre respeitando as medidas e condições reais do terreno.
Porém, é importante realizar esse tipo de projeto com a ajuda de um profissional especializado na elaboração de maquetes eletrônicas e plantas humanizadas.
Como apresentar?
Seja em feiras imobiliárias, reuniões com investidores, seminários e locais de vendas, a apresentação das edificações, casas e outras estruturas são fundamentais para gerar novos negócios e posicionamento para a marca responsável pelo empreendimento.
No caso de plantas baixas humanizadas, a apresentação pode ser feita através de material impresso ou veiculação em redes sociais. As apresentações digitais em 2D também podem ser impressas e complementar e-books de apresentação de uma casa ou apartamento.
As modelagens em 3D de casas e prédios podem ser usadas de modo estático em quadros distribuídos, ou por meio de vídeo animado simulando os movimentos no ambiente interno e externo.
Devemos lembrar que, no caso de um projeto 3D (tridimensional), todo o projeto é renderizado, modelado, decorado e, em último caso, animado. Todo esse processo permite a apresentação das partes mais importantes do projeto e da edificação.
Benefícios
Ao decidir fazer uma maquete virtual a empresa que precisa apresentar o seu empreendimento alcança muitos ganhos.
Acelera a percepção e conscientização do produto e serviços atrelados à construção do projeto. Qualquer pessoa ou cliente consegue entender como será o projeto após a sua finalização sem depender de maquetes físicas ou desenhos complexos.
No caso de uma maquete 3D animada, por exemplo, pode ser usada uma trilha sonora vibrante para atrair mais atenção de investidores e clientes finais.
Em todos os casos, ajuda também na redução de tempo no processo de escolhas de materiais para revestimento de paredes, textura e localização de acesso a recursos hídricos e elétricos. Dessa forma, a maquete também auxilia a revisar importantes detalhes da obra quando ela ainda está em andamento.
Como apresentar?
A apresentação das maquetes digitais pode ser realizada coletivamente em eventos e feiras ou individualmente quando o corretor ou vendedor recebe a visita de um cliente potencial.
Em tempos de dispositivos móveis, além de utilizar uma tela led no local de vendas, é possível compartilhar o link da maquete via WhatsApp, e-mail e redes sociais com os potenciais clientes, acelerando ainda mais o acesso e compreensão a respeito do produto a ser entregue.
Conclusão
Portanto, ao decidir fazer uma maquete virtual, a empresa, o empreendedor e responsável pelo empreendimento de arquitetura e engenharia poderá ter uma visão mais profissional sobre o próprio projeto.
Por outro lado, permite ampliar as possibilidades de apresentação do produto imobiliário para clientes potenciais e investidores envolvidos.
De todo modo, vale muito a pena investir nesse recurso visual, seja em escala 2D ou 3D para reforçar a apresentação do projeto e acelerar a conscientização do cliente potencial.
Gostou? Então não perca mais tempo, solicite já um orçamento sem compromisso!